domingo, 7 de abril de 2013

Alimentos

Alimentação é coisa séria. Desde muito cedo é preciso incentivar a alimentação rica em legumes, verduras e frutas. Após algum tempo o paladar se acostuma aos diversos sabores e a criança passa a aceitar bem todos os alimentos.

O Gustavo começou a comer frutas com 4 meses. Após um período de 5 dias sem fazer cocô resolvi dar mamão para ele e ai de vez em quando dava um pedacinho de uma fruta nova. Mesmo cedo assim, ele já demonstrava gostar demais das frutas iniciais, que foram somente mamão, maçã, pêra e ameixa. Quando completou 5 meses passei a dar uma frutinha todos os dias pela manhã e dai em diante fomos ampliando o número de frutas diferentes oferecidas. Quando completou 6 meses, as refeições salgadas foram liberadas, mas já tínhamos inciado com um legume de cada vez (sem sal, salgada é uma forma de diferenciá-las das doces de fruta) e só depois de completos os seis meses começamos a misturar os legumes e dar a segunda fruta no mesmo dia. Essa introdução compassada de um alimento de cada vez permitiu que Gustavo fosse se adaptando e até hoje não rejeitou nada. Claro que tem alguns que ele já demonstrou não gostar muito, mas mesmo assim come. Quais foram esses? Pêssego, Beterraba e batata doce. Acho que isso pode mudar com o tempo e o costume me comer, vamos ver, né! 

Fiz uma lista e vou acrescentando com o tempo mais coisas, mas já tem algumas que ele comeu e outras que ainda espero que prove.

Gustavo já comeu (em azul) e o que pretende comer (em vermelho):


Frutas:
Banana
Maçã
Pêra
Manga Tomy
Manga de Fiapo
Abacate
Ameixa vermelha 
Ameixa preta
Goiaba
Mamão
Nectarina
Caqui
Maracujá
Melão
Pêssego
Uva verde sem semente
Abacaxi
Melancia  (7 meses e 23 dias) 
Tomate
Ata (7 meses e 26 dias)


Carnes
Ovo
Carne
Frango
Peixe
Fígado (7 meses e 27 dias)

Legumes
Batata
Mandioquinha
Cenoura
Chuchu
Abóbora Paulista (fruto que chamamos de legumes)
Abóbora Pescoço (fruto que chamamos de legumes)
Beterraba
Berinjela (fruto que chamamos de legumes)
Batata Doce
Cebola

Verduras
Coentro
Cebolinha
Couve folha
Alface
João Gomes
Rúcula
Couve flor
Brócolis
Vinagreira
Acelga
Espinafre
Escarola

Grãos/Cereais
Arroz
Macarrão (trigo)
Aveia
Milho

Sementes
Feijão
Soja
Grão de bico
Lentilha 
Ervilha
Amendoim 

Óleos
Azeite de Oliva




0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

 
;